A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) registrou, nas 13 primeiras semanas de 2024, um total de 4.670 casos de dengue, o que representa um aumento de 78,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a pasta registrou 2.612. Esta é sétima semana seguida que a pasta registra aumento nos casos em todo o estado.
O boletim desta semana mostrou que os cinco municípios com maior incidência continuam os mesmos da semana passada: Teresina com 1.491 casos; Bom Jesus com 1.079; Currais (333); Parnaíba (193) e Guadalupe (138).
Apesar dos números crescentes de casos, o estado registrou apenas duas mortes pela doença em 2024, com o último óbito registrado em 15 de março. Além disso, a Sesapi informou ao GP1 que segue dando a assistência necessária aos municípios, a exemplo do fornecimento de inseticidas para as cidades com maior incidência e autorização para uso do carro fumacê, que emite uma "nuvem" de fumaça com baixas doses de um agrotóxico para eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.
Confira abaixo alguns cuidados para evitar o mosquito da dengue:
Vasos de planta
- Sempre lembrar de colocar areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Recomenda-se, também, lavá-los uma vez por semana com sabão e escova.
Descarte correto de objetos que acumulam água
- Descarte corretamente latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro objeto que possa servir como criadouro do mosquito.
Limpeza de calhas e caixas-d'água
- Também é importante manter as calhas desobstruídas e livres de galhos e folhas e sempre deixar a caixa-d'água tampada.
Armazenagem de garrafas
- As garrafas devem ser armazenadas com tampa ou viradas com a boca para baixo, para evitar o acúmulo de água.