O Ministério da Saúde realizará, neste sábado (14), o "Dia D de Mobilização contra a Dengue" em todo o território brasileiro. Essa mobilização tem como objetivo principal promover a união entre os estados e municípios brasileiros, juntamente com a população, que receberá a visita de agentes de combate à dengue para intensificar os esforços no controle da proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti e esclarecer dúvidas.

Em 2024, os números de casos de doenças transmitidas pelo mosquito da dengue bateram recorde no país: foram mais de 6,6 milhões de casos registrados, um número cinco vezes maior que o documentado em 2023. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao comentar a iniciativa, destacou a importância de a população dedicar tempo para verificar se suas residências possuem possíveis criadouros de mosquitos:

“Com apenas 10 minutos por semana, é possível salvar vidas. Precisamos eliminar focos dentro de casa e descartar corretamente recipientes que acumulam água. Este é um esforço conjunto e contamos com a participação de todos.”

A campanha foi planejada para coincidir com o início do período chuvoso, justamente por ser a época em que os casos da doença aumentam drasticamente.

Ainda segundo a ministra, os esforços do Ministério da Saúde estão voltados para a prevenção e para a organização do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, o governo investiu R$ 1,5 bilhão no combate à dengue. Trindade também destacou que o Ministério conseguiu vacinas para públicos prioritários, mas ainda enfrenta dificuldades em expandir a oferta em escala suficiente.

Mobilização em todo o Brasil

A mobilização que acontecerá neste sábado requer a colaboração de toda a população para garantir sua eficácia no combate às doenças causadas pelo mosquito. Para isso, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, devidamente uniformizados e identificados, visitarão casas e residências em todo o país, orientando as famílias sobre as formas corretas de eliminar os focos de mosquitos.