A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde dois medicamentos e uma terapia imunobiológica para mulheres, indicados para o tratamento de citomegalovírus, câncer de próstata e osteoporose, respectivamente. A medida foi aprovada em reunião colegiada realizada na segunda-feira (14).
Foi aprovada a inclusão do Ganciclovir, medicamento usado para tratar infecções causadas por citomegalovírus (CMV) em pessoas com HIV; e o Abiraterona, para tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático sensível à castração.
Por fim, foi incluído o Romosozumabe, terapia imunobiológica para mulheres com osteoporose na pós-menopausa e que falharam ao tratamento medicamentoso, que tiveram duas ou mais fraturas, por. Essa terapia já constava no rol da ANS, tendo sido ampliada a sua cobertura, por meio da retirada da faixa etária para a qual estava anteriormente indicada.
O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde conta com tecnologias disponíveis aos beneficiários entre terapias, exames, procedimentos e cirurgias, contemplando doenças listadas na Classificação internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Todos esses tratamentos e procedimentos devem ter cobertura obrigatória na saúde suplementar.