O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) assinará na próxima segunda-feira (18) a ordem de serviço para a construção do Centro de Convivência e da estrutura física do Instituto do Amor - Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Este será o primeiro serviço público do Piauí dedicado ao tratamento do câncer. Na ocasião, também serão entregues 60 novas camas hospitalares, longarinas e outros bens, com a presença do senador Marcelo Castro.
Mais de R$ 25 milhões, provenientes de emendas, serão investidos no HU-UFPI. O objetivo é oferecer à população piauiense uma maior gama de serviços na área da saúde e melhorias na assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). Como hospital de ensino, esses investimentos também possibilitarão à comunidade acadêmica importantes iniciativas de promoção no desenvolvimento de pesquisas clínicas, viabilizando a geração de conhecimento e configurando campo de prática para alunos de diversas áreas.
Durante o evento, as autoridades, gestores e lideranças do HU-UFPI visitarão as obras do estacionamento e da radioterapia. Esta será uma oportunidade para conhecer de perto as novas instalações do hospital e obter um maior entendimento sobre o funcionamento da instituição de saúde.
O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.