O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), fez um apelo à população para que racione água a partir deste sábado (4). Isso se deve ao fato de que quatro das seis estações de tratamento da cidade estão inoperantes devido às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.
Melo explicou em uma entrevista à RBS TV que, com o nível do rio muito alto, as bombas não podem continuar funcionando, caso contrário, todas elas queimarão e levará muito tempo para recuperá-las. Ele destacou que a falta de água está afetando muitas pessoas, pois não têm reservatórios de água. Por isso, ele pediu um racionamento intensivo de água na cidade.
As estações de tratamento que pararam de funcionar são: Ilhas, Moinhos de Vento, São João e Tristeza. Ainda não há previsão para a retomada das operações.
De acordo com Mauricio Loss, diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a situação mais crítica é na Ilha da Pintada, onde parte da estrutura da estação foi arrastada pelas enchentes e precisará ser reconstruída.
O número de mortos devido aos temporais aumentou para 57 neste sábado (4), conforme o boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul.