O prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira (União Brasil), foi assassinado a tiros na manhã desta terça-feira (27) no município, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte . Conhecido como Marcelo, seu nome verdadeiro era Francisco Damião de Oliveira. Ele foi socorrido para uma unidade de saúde em Catolé do Rocha, na Paraíba, mas teve a morte confirmada pela Polícia Civil por volta das 13h. O pai do prefeito, Sandi Alves de Oliveira, também foi baleado e morreu no local.
A Polícia Civil informou que a equipe da Delegacia de Alexandria foi enviada ao local do crime para iniciar as investigações. Até o momento, não há informações sobre como o duplo assassinato ocorreu. Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública mobilizou equipes da Polícia Militar e Polícia Civil para identificar, localizar e prender os criminosos envolvidos. A motivação do crime ainda está sendo investigada.
Marcelo Oliveira tinha 38 anos, era casado e tentava a reeleição ao cargo de prefeito nas eleições de 2024 pelo partido União Brasil. Ele foi eleito pela primeira vez em 2020, mas renunciou após seis meses de mandato. Em outubro de 2022, voltou à Prefeitura após alegar na Justiça que havia sido coagido a renunciar sob ameaças da família da então vice-prefeita, Damária Jácome.
Damária Jácome, filha de Laete Jácome, atual presidente da Câmara Municipal de João Dias, também concorre ao cargo de prefeita nas eleições de 2024 pelo partido Republicanos. João Dias é o terceiro menor município do Rio Grande do Norte, com pouco mais de 2 mil habitantes, segundo o IBGE. Em 2022, o município contava com apenas 294 pessoas ocupadas, com rendimento médio de 1,5 salário mínimo.