Morreu, nessa quarta-feira (22), aos 95 anos, o contraventor José Caruzzo Escafura, o Piruinha, o bicheiro mais antigo da velha cúpula do jogo do bicho do Rio de Janeiro. Ele morreu em sua casa, na Barra da Tijuca.

Piruinha havia recebido alta do Hospital Vitória na última terça-feira (21), após passar dez dias internado com quadro de pneumonia.

Foto: Reprodução/X
José Caruzzo Escafura, o Piruinha

A escola de samba Portela emitiu nota de pesar pelo falecimento do contraventor, que era pai do ex-presidente da agremiação, Luís Carlos Escafura, e avô do atual presidente, Júnior Escafura.

“O presidente da Portela, Fábio Pavão, e toda Diretoria da Portela se solidarizam e desejam as condolências a Junior Escafura, todos os familiares e amigos de Piruinha. Descanse em paz”, diz a nota. Piruinha deixa 27 filhos.

Cúpula do bicho

O bicheiro Piruinha ganhou notoriedade recentemente, após ser destaque na série documental Vale o Escrito, da Globoplay. Da tradicional cúpula do jogo do bicho, continuam vivos Aniz Abraão David, o Anísio, e Aírton Guimarães Jorge, conhecido como Capitão Guimarães.

Anísio é presidente de honra da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis e pai de Gabriel David, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Capitão Guimarães, por sua vez, já presidiu a Unidos de Vila Isabel e é um dos fundadores da Liesa.