O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), candidato à reeleição, escolheu o deputado estadual Eduardo Cavaliere (PSD), também ex-secretário, como seu vice na disputa pelo Executivo da capital fluminense. A decisão encerra as especulações de partidos aliados e confirma chapa pura. A escolha do vice foi comunicada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nessa quinta-feira (01).

Cavaliere já trabalhou lado a lado com o prefeito como ajudante de ordens na campanha de Paes ao governo do Rio de Janeiro, no ano de 2018. Ele também esteve à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da capital fluminense de 2021 a 2023.

Anteriormente, Eduardo Paes considerava os nomes de Cavaliere e do deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) para compor a chapa. O ex-secretário fluminense se tornou o favorito na disputa após o outro concorrente pedir que não fosse mais considerado como vice para as eleições municipais.

Isso aconteceu por conta da existência de um vídeo íntimo de Pedro Paulo, que poderia ser utilizado contra ele durante a campanha para o pleito municipal. Em nota, Paes elogiou o deputado federal, que preferiu “preservar a família de possíveis explorações de episódios pessoais que nada têm a ver com o debate da cidade”.

Aliança

Na mesma nota, o prefeito do Rio de Janeiro também elogiou o trabalho desempenhado pelo agora vice na sua chapa. Para ele, Cavaliere ocupou “com excelência” os cargos de secretário de Meio Ambiente e chefe da Casa Civil. Por isso, “reúne todas as qualidades para dividir comigo a missão de governar a cidade, se a população nos conceder a honra de um novo mandato”.

Com a escolha, as chapas devem ser apresentadas até 6 de agosto, e registradas até o dia 15 na Justiça Eleitoral. A escolha de Eduardo Paes para vice também leva em consideração as eleições de 2026, pois, caso eleito, pretende deixar a Prefeitura para disputar o Palácio Guanabara, e assim Cavaliere assumiria o Executivo municipal.