O Ministério Público do Rio de Janeiro deflagrou, nesta terça-feira (14), operação que resultou na prisão de 13 policiais militares do Rio de Janeiro, acusados pelos crimes de corrupção passiva e peculato. Conforme investigações, entre os anos de 2019 e 2020, os agentes atuavam na extorsão de comerciantes e mototaxistas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Ainda segundo levantamento feito pelas autoridades, os 13 policiais eram integrantes de uma divisão do batalhão que realizava policiamento na região. A denúncia contra os agentes foi feita a partir das mensagens extraídas do celular de outro policial, que responde em liberdade pelo crime de homicídio.

Com o avanço das diligências que apuravam a participação dos acusados, a 2ª Promotoria de Justiça, junto à Auditoria Criminal e 1ª Promotoria de Justiça nas Varas Criminais de Belford Roxo, expediu 14 mandados de prisão contra os suspeitos.

Segundo a Polícia Militar do Rio de Janeiro, a Corregedoria da corporação irá instaurar procedimentos disciplinares contra os alvos da operação, podendo chegar na exclusão dos agentes dos quadros da instituição. Após a prisão, ambos foram conduzidos à unidade prisional da PM, localizada em Niterói.

Caso a conduta dos acusados por corrupção passiva e peculato seja comprovada, o comando da PM irá puni-los com o rigor previsto em seu regulamento interno.