Nesta terça-feira (08), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anulou os votos do candidato Professor Joziel (DC) à prefeitura de São João de Meriti, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A decisão foi assinada pela juíza Renata Travassos Medina de Macedo, da 88ª Zona Eleitoral. Com a anulação, o primeiro colocado na eleição ultrapassou os 50% dos votos válidos, garantindo a vitória e cancelando o segundo turno que estava agendado. A medida foi publicada em uma edição extra do Diário da Justiça do TRE-RJ.

De acordo com a publicação, a candidatura do Professor Joziel foi anulada devido à não observância do prazo legal para a troca do candidato a vice-prefeito, Felipe Juventude (DC), que deveria ter ocorrido até 17 de setembro. O registro de Felipe Juventude foi indeferido em 11 de setembro, com a decisão transitada em julgado.

Foto: Divulgação
TRE-RJ

A ação que resultou na anulação dos votos foi movida pela coligação do candidato Léo Vieira, que obteve 49,82% dos votos (122.399). Ele iria disputar o segundo turno contra Valdecy da Saúde (PL), que recebeu 33,01% dos votos (81.102).

No entanto, com a anulação dos 2.624 votos atribuídos ao candidato da Democracia Cristã (DC), Vieira passou a liderar a eleição com 50,91% dos votos válidos. Com a nova contagem, Léo Vieira foi declarado o novo prefeito de São João de Meriti.