Nesta sexta-feira (28), a Universidade Federal do Piauí sediará um debate sobre a obra Instituições Políticas Brasileiras, de Oliveira Vianna. O evento terá como principal palestrante o professor doutor Cleber de Deus e contará também com a participação do mestre Saul Ferreira. Entre os convidados especiais, destaca-se o deputado Flávio Nogueira.
Em entrevista ao GP1, Cleber de Deus, professor de Direito Eleitoral e Democracia, destacou os motivos para convidar Flávio Nogueira, ressaltando a experiência do parlamentar no funcionamento dos sistemas eleitorais.

“O deputado Flávio, eu já participei com ele outras vezes em debates na Academia Piauiense de Letras, quando eu exerci o cargo de diretor da editora da Universidade Federal do Piauí. Então, ele conhece várias obras, conhece Joaquim Nabuco, o estadista maior do Império, e ele [deputado Flávio Nogueira] tem uma leitura suficiente sobre como funcionam os sistemas eleitorais, ou funcionaram e funcionam. Então, ele tem uma noção e expertise suficientes para que nós possamos convidá-lo nesse ciclo”, afirmou o professor à nossa reportagem.
A respeito do livro de Oliveira Viana, tema do debate, o professor Cleber afirmou que a obra, apesar de bem reconhecida, ainda carece de mais divulgação nos meios acadêmicos.
“A obra ‘Instituições Políticas’, de Oliveira Viana, é uma obra que faz uma interpretação sobre as fundações do Brasil, a questão da identidade nacional e, notadamente, a instituição de como instituições políticas representativas estão em contradição com o que ele chama de bases culturais ou os fundamentos culturais da sociedade brasileira. Ele analisa Brasil Colônia, o Império, a Primeira República. Ele é um dos maiores sociólogos do Brasil. Uma obra muito estudada, mas, infelizmente, ainda carece de bastante divulgação”, finalizou o professor.
Escritor e historiador brasileiro
O deputado federal Flávio Nogueira, que é médico e escritor, e será o convidado de honra do evento, destaca-se como um profundo conhecedor da história brasileira. Autor de obras como “Prosa Eletrônica – Apontamentos do cotidiano” (2019) e “A Rua Coelho de Rezende” (2024), Nogueira demonstra sua erudição ao resgatar figuras históricas esquecidas e refletir sobre o cotidiano nacional.
Ver todos os comentários | 0 |