Um estudo feito pela Força Aérea Brasileira (FAB) mostrou que o presidente Lula quer substituir o Airbus A319-ACJ, chamado de “Aerolula”, por outra aeronave mais confortável. A troca deve custar entre US$ 70 milhões e US$ 80 milhões, o que corresponde a cerca de R$ 400 milhões.
Entre as exigências de Lula estão uma cama de casal, um banheiro com chuveiro, além de um gabinete de trabalho privativo, uma sala de reuniões e cerca de uma centena de poltronas semileito. Lula, que já viajou a 19 países, sempre acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, desde o início do mandato, tem se queixado do desconforto nas viagens internacionais.
Para atender às exigências, a FAB encontrou um Airbus A330-200 usado e que está registrado em nome de uma empresa de leasing com sede na Suíça. O nome do antigo dono não consta do estudo, contudo especialistas da área dizem acreditar que seria uma autoridade árabe. Esse tipo de aeronave é usado por príncipes e xeques árabes, que se desfazem delas com pouco tempo de uso.
Lula ainda não decidiu se irá comprar a aeronave. Inicialmente, a ideia era reformar um dos dois A330-200 da FAB, mas as adaptações exigidas por Lula sairiam ainda mais caro do que a aquisição de outro avião, ainda que usado.
Crítica dos oposicionistas
A oposição tem criticado o governo, desde a divulgação da substituição do “Aerolula” e o possível gasto de mais R$ 400 milhões, como forma de dissuadi-lo do dispêndio, especialmente, com a crise financeira e a constante necessidade de alta de impostos.
O senador Flávio Bolsonaro (PL) criticou a postura do “pai dos pobres” em uma postagem no X (antigo Twitter), no dia 4 de setembro.
Já o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, Ubiratan Sanderson (PL-RS), lembrou da crise financeira do país. “Considerando as dificuldades porque passam nosso país, a aquisição de uma nova aeronave presidencial é pura irresponsabilidade, um verdadeiro absurdo que não pode prosperar”, afirmou o deputado federal ao Estadão.
Aerolula foi comprado no primeiro governo Lula
O atual avião usado por Lula é um A-319 que foi adquirido ainda no primeiro governo de Lula, em 2004, por quase US$ 57 milhões na época (cerca de US$ 92 milhões, em valores atualizados). Ele é dividido em três sessões: a principal, na parte frontal do avião, tem dez poltronas e leva as principais autoridades. Há ainda uma área reservada ao presidente, com suíte privativa.
No meio da aeronave há uma sala de reunião, com poltronas mais largas e confortáveis, revestida em couro claro, ao redor de uma mesa de trabalho. Na parte traseira, viajam os assessores e demais convidados em cerca de 40 assentos semelhantes aos de aviões comerciais.
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