Fechar
GP1

Política

Alexandre de Moraes suspende Marcus Vinicius da presidência do PTB

Segundo o ministro do STF, há a suspeita que Roberto Jefferson siga interferindo no partido.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta terça-feira (29), Marcus Vinicius de Vasconcelos Ferreira da presidência do PTB por 180 dias.

Segundo a CNN, o ministro do STF disse ter recebido denúncias de que Roberto Jefferson, ex-presidente do PTB e ex-deputado federal ainda estaria interferindo nas decisões do partido. Jefferson e Marcus Vinicius serão ouvidos pela Polícia Federal em 15 dias.


Na decisão, Alexandre de Moraes afirma que há a suspeita que parte do montante devido ao fundo partidário do PTB possa ser utilizado para financiar a disseminação de ataques às instituições democráticas, em continuidade às condutas ilícitas realizadas por Roberto Jefferson.

De acordo com Moraes, a denúncia foi feita por dois deputados estaduais, um de Sergipe e outro de Roraima. Eles apontam a “existência de uma rede de intimidação criada por Roberto Jefferson que, valendo-se de ameaças, tem o objetivo de assegurar o controle da agremiação política, às vésperas da eleição, em desrespeito à ordem emanada desta Suprema Corte”. Além disso, mensagens em um grupo de WhatsApp indicam que Jefferson segue interferindo na presidência do PTB.

“A documentação juntada aos autos indica a possibilidade de manutenção da utilização de parte do montante devido ao fundo partidário do PTB para financiar, indevidamente, a disseminação de seus ataques às instituições democráticas e à própria Democracia, em continuidade às condutas ilícitas perpetradas por Roberto Jefferson Monteiro Francisco”, escreveu Alexandre de Moraes na decisão.

O que dizem os acusados

Ainda conforme a CNN, Marcus Vinícius afirmou que ainda não foi notificado, mas que irá se reunir com advogados para recorrer da decisão. Já Roberto Jefferson ainda não se pronunciou sobre o caso.

Prisão de Roberto Jefferson

Roberto Jefferson foi preso em novembro de 2021, após ordem do ministro Alexandre de Moraes. Ele também foi afastado da presidência do partido imediatamente.

Confira a decisão na íntegra:

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.