Fechar
GP1

Política

João Mádison diz que fim da reeleição para presidente da Alepi é democrático

"Eu acho isso democrático, até para dar oportunidade a todos da Assembleia a ser presidente", afirmou.

O deputado estadual João Mádison (MDB) afirmou, em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (27), que o fim da reeleição para presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), dará oportunidade para que todos os deputados tenham a chance de presidir a Casa.

Autor do Projeto de Resolução que proíbe a reeleição de membros da mesa diretora da Alepi dentro de uma mesma legislatura e que foi aprovado, nessa quarta-feira (26), Mádison explicou que a proposta foi para se adequar a uma decisão do Supremo Tribunal Federal.


Foto: Lucas Dias/GP1João Mádison
João Mádison

“Isso é importante, eu acho isso democrático, até para dar oportunidade a todos da Assembleia a ser presidente. Isso é muito bom. Como nós tínhamos a nossa Constituição que não estava dentro desse padrão, nós estamos adaptando à decisão do Supremo. Então, não teremos nenhum questionamento, pois estamos apenas regulamentando”, pontuou João Mádison.

Entenda

Durante sessão realizada, nessa quarta (26), 16 deputados aprovaram Projeto de Resolução que altera o Regimento Interno da Casa, para adequá-lo à decisão do Supremo Tribunal Federal, que aplicou entendimento regulamentando o artigo 57 da Constituição Federal, proibindo a reeleição de membros da mesa diretora das casas legislativas do Congresso Nacional dentro de uma mesma legislatura.

O STF decidiu que a reeleição em número ilimitado para os mesmos cargos em mandatos consecutivos é inconstitucional, pois contraria os princípios republicano e democrático, os quais, segundo a maioria, “exigem a alternância de poder e a temporariedade desse tipo de mandato”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.