O governador Wellington Dias (PT-PI) está trabalhando para que o secretário de Estado de Governo, Osmar Júnior, se filie ao PT para disputar uma vaga de deputado federal nas eleições de 2022. Atualmente no PCdoB, o secretário reforçaria o partido na busca por mais espaços na Câmara Federal.
Se as regras eleitorais se mantiverem inalteradas, a ideia é que a base conte com uma quantidade bem menor de partidos, assim como admitiu o próprio governador durante entrevista à imprensa nessa sexta-feira (25). Dentro deste cenário, o PCdoB ficaria de fora, uma vez que, apenas as siglas de maior envergadura deverão sobreviver.
A adesão de Osmar Júnior ao PT ainda não foi sacramentada, mas um interlocutor do Palácio de Karnak explicou a nossa reportagem que, até setembro, a mudança deverá será oficializada. Isso porque nesta data, o país já deverá ter conhecimento das regras eleitorais que serão adotadas no pleito do ano que vem.
Base enxuta
Ainda sobre as declarações do governador Wellington Dias acerca do enxugamento da base, ele esclareceu que a tendência é que restem apenas três partidos para disputa de deputado federal e apenas quatro para deputado estadual.
Conforme apurado pelo GP1, para a Câmara Federal restariam MDB, PT e PSD e, para Assembleia Legislativa do Piauí, a tendência é que fiquem MDB, PT, PSD e Solidariedade.
Ver todos os comentários | 0 |