Para a Coluna do Estadão, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou as mudanças que estão sendo feitas na Comissão da Reforma Política e afirmou que irá derrotar o ex-presidente Lula, que foi recentemente condenado a 9 anos e seis meses prisão.
- Foto: J. F. Diorio/Estadão ConteúdoDória
Doria é considerado um dos principais nomes do PSDB para ser candidato à presidência da república em 2018 e é quem do partido aparece melhor posicionado nas pesquisas. Tendo em vista isso, ele criticou mudança apresentada na Comissão de Reforma Política, pelo relator Vicente Cândido (PT-SP) que determina que proíbe a partir de 2018 a prisão de candidatos até oito meses antes da eleição.
Doria acredita que isso se trata de uma manobra para fazer com que Lula possa concorrer a eleição e afirmou que a mudança não mudará o fato de que o ex-presidente será derrotado e que depois será preso. “Vamos derrotar o Lula na eleição e, depois, por o Luiz Inácio na prisão”, afirmou o prefeito.
- Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo Lula
Já o deputado Vicente Cândido admitiu que a nova regra servirá como forma de “blindar” o ex-presidente diante da atual situação política do país. “Lula também, como qualquer outro. É nossa arma contra esse período de judicialização da política.”, afirmou.
O relatório final da comissão deverá ir para votação na Câmara dos Deputados no mês de agosto e faz várias mudanças nas eleições, como o voto distrital, o fim do cargo de vice, entre outras coisas. O trecho que impede a prisão de candidatos até oito meses antes da eleição ainda pode ser vetado na votação.
- Foto: Facebook/Vicente CândidoVicente Cândido
Ver todos os comentários | 0 |