O Ministério Público Federal (MPF) do Rio Grande do Norte denunciou na noite desta terça-feira (20), os ex-presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por prática continuada dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Os ex-deputados são acusados pelos procuradores da República de terem recebido propinas disfarçadas de doações eleitorais, oficiais e não oficiais, entre 2012 e 2014. Segundo o MPF, em troca do suborno, eles teriam atuado para favorecer empreiteiras como OAS e Odebrecht nas obras da Arena das Dunas, em Natal, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.
- Foto: Ed Ferreira/Estadão ConteúdoEduardo Cunha
De acordo com informações do G1, além dos dois peemedebistas, o MPF também denunciou no mesmo processo, o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, o ex-dirigente da Odebrecht Fernando Reis e mais duas pessoas supostamente ligadas a Henrique Alves. Todos foram investigados pela Operação Manaus, um desdobramento da Lava Jato. A denúncia pede que os acusados sejam, ao final da ação, condenados ao pagamento de R$ 15,5 milhões por danos materiais e morais para ressarcir os crimes que cometeram.
Ver todos os comentários | 0 |