O presidente nacional do Partido Progressista (PP), o senador Ciro Nogueira, decidiu apoiar a polêmica candidatura de Rodrigo Maia (DEM) à presidência da Câmara Federal. Maia é o atual presidente, após assumir em julho de 2016, com a cassação de Eduardo Cunha (PMDB). O regimento da Casa não permite reeleição e muitos são contrários à pretensão da candidatura de Maia, mas ele alega que fez um mandato “tampão” e busca na Justiça o direito de se candidatar.
- Foto: Lucas Dias/GP1Ciro Nogueira
Considerado o principal candidato da disputa, por já ter agregado apoio de vários partidos, agora Rodrigo Maia fechou acordo com o senador Ciro Nogueira e a bancada do PP vai votar em conjunto em favor do deputado. Um dos principais partidos da Câmara Federal, o PP possui atualmente 46, dos 513 deputados federais, sendo a quarta maior bancada.
Em troca disso, o PP combinou que ocupará a Segunda Secretaria da Mesa Diretora, segundo informações do O Globo. O nome que deve assumir o cargo, deve ser o deputado André Fufuca (PP-MA). Além de Maia, Jovair Arantes (PTB), Rogério Rosso (PSD) e André Figueredo (PDT) também estão disputando o cargo de presidente da Câmara Federal.
Marcelo Castro é contra candidatura de Rodrigo Maia
Ao GP1, o deputado federal piauiense Marcelo Castro (PMDB) já havia declarado que apesar do apoio da maioria dos membros do PMDB, ele não votará em Rodrigo Maia porque a legislação não permite a sua reeleição e destacou que não podem ser feitas exceções.
“Eu tenho uma posição bastante firme no Congresso. Sou radicalmente contra a reeleição do Rodrigo à presidência da Câmara. A Constituição Brasileira proíbe expressamente e essa época de casuísmo, de regime de exceção e de medidas ocasionais já foi superada. O PMDB lutou muito para que isso não acontecesse mais e então não podemos de forma alguma respaldar uma agressão dessa tão violenta à Constituição Brasileira, como se está querendo perpetrar com a candidatura de Rodrigo Maia”, disse.
Ver todos os comentários | 0 |