Fechar
GP1

Política

Eleição em Picos terá pelo menos quatro candidatos a prefeito

Até o momento quatro lideranças demonstraram publicamente o desejo de disputar o comando do Palácio Coelho Rodrigues.

Faltando menos de seis meses para as eleições municipais, pelo menos quatro partidos já definiram os seus pré-candidatos ao Palácio Coelho Rodrigues – sede do governo de Picos. Até o período das convenções, que é de 20 de julho e 5 de agosto, outros nomes poderão surgir e embolar a disputa, que até o momento está polarizada conforme atesta pesquisa de opinião.

Com o apoio de um leque de partidos, o atual prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) concorrerá à reeleição. Em seu palanque estarão lideranças como o ex-prefeito José Néri de Sousa (PTB), governador Wellington Dias (PT), deputados Nerinho (PTB) e Severo Eulálio (PMDB) e oito dos quinze vereadores.
Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Walmir (PT)(Imagem:José Maria Barros/GP1)Padre Walmir (PT)
Depois de não conseguir eleger a sobrinha em 2012, o ex-prefeito de Picos, Gil Paraibano (PP) tenta retornar ao comando do município. Já confirmou que é pré-candidato ao Palácio Coelho Rodrigues e terá o apoio de várias lideranças, dentre as quais os deputados Pablo Santos (PMDB) e Belê Medeiros (PP) e seis vereadores.
Imagem: José Maria Barros/GP1Gil Paraibano (PP)(Imagem:José Maria Barros/GP1)Gil Paraibano (PP)
Pelo PSC concorre o servidor publico federal Júnior Nobre e pelo PSDB o médico Gutenberg Rocha. Os dois têm o apoio de suas legendas e de alguns partidos pequenos e esperam contar com a força da militância e dos amigos.
Imagem: José Maria Barros/GP1Gutenberg Rocha (PSDB)(Imagem:José Maria Barros/GP1)Gutenberg Rocha (PSDB)
Polarizada

Em Picos, até o momento apenas uma pesquisa de opinião foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e divulgada. Pelos números a disputa está polarizada entre o ex-prefeito Gil Paraibano (PP) e o atual gestor, Padre Walmir (PT), embora o primeiro lidere com larga margem.

A pesquisa foi realizada no dia 2 de março pelo Instituto BrVox, que entrevistou 300 eleitores. O ex-prefeito Gil Paraibano lidera tanto na espontânea como na estimulada. Na primeira ele tem 38,67% das intenções de votos, contra 16,69% do Padre Walmir, 4,44% de Júnior Nobre e 0,89% de Gutenberg Rocha.
Imagem: José Maria Barros/GP1Júnior Nobre (PSC)(Imagem:José Maria Barros/GP1)Júnior Nobre (PSC)
Já na pesquisa estimulada, quando o pesquisador cita os nomes dos pré-candidatos e pergunta ao eleitor em que ele vota, Gil Paraibano lidera. Ele aparece com 56% das intenções de votos, contra 22,67% do Padre Walmir e 6,67% de Júnior Nobre. Nesse quesito o nome de Gutenberg Rocha não foi citado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.