O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa não descarta a possibilidade de disputar a presidência da República em 2018. “Sou um homem livre muito livre”, declarou Barbosa.
Barbosa voltou a criticar o processo de impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff e disse que o país “voltará a ter paz em 2018”, com a eleição de um novo presidente da República. De acordo com o Estadão, ele comparou ainda a eleição do presidente Donald Trump, nos Estados Unidos, com o cenário político brasileiro, com a onda conservadora.
- Foto: Marco Ambrosio/FramPhoto/Estadão ConteúdoJoaquim Barbosa
“A situação é muito parecida com a que se instalou no plano político brasileiro após o impeachment, com a diferença de que lá a coisa se deu pelas urnas, aqui ocorreu por um processo controverso, contestado por uma boa parcela da população", afirmou. "Mas a democracia tem esse poder regenerador. Nós teremos paz em 2018 com a eleição de um novo presidente da República, que está no centro de todas as instituições", avaliou o ex-presidente do Supremo.
Ao ser questionado se uma situação semelhante a que ocorreu nas eleições dos Estados Unidos poderia ocorrer no Brasil, Barbosa disse que o país "não tem o mesmo peso internacional que os EUA". "O Brasil não interfere nem sequer aqui no nosso quintal, na Venezuela, que passa por uma crise terrível, a Colômbia, em um processo grave, e qual é o papel do Brasil? Nenhum. Então não há esse risco aqui", afirmou.
Ver todos os comentários | 0 |