O juiz Vallisney de Souza Oliveira ,da 10º Vara Federal de Brasília abriu uma ação penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (13), por participação em organização criminosa, corrupção passiva, tráfico de influência e lavagem de dinheiro.
De acordo com informações da Veja, além de Lula, outras dez pessoas também foram transformadas réus no mesmo processo, dentre elas o dono da Odebrecht, Marcelo Odebrecht. Segundo as investigações, Lula teria recebido dinheiro da construtora para defender interesses da empreiteira em outros países.
- Foto: Bruno Cotrim/FramePhoto/Estadão ConteúdoEx-presidente Lula
O juiz determinou na decisão, que após a notificação os réus apresentem sua defesa no prazo de dez dias. Os advogados de Lula, Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira divulgaram uma nota, em que afirmam que Lula é vítima de “acusações absurdas e sem provas” e é alvo de uma “guerra travada por meio da manipulação das leis para atingir alguém que foi eleito como inimigo político”.
"Nessa nova ação Lula é acusado pelo MPF de ter influenciado a concessão de linhas de crédito de R$ 7 bilhões para a Odebrechet e ter recebido, em contrapartida, um plano de saúde para seu irmão e a remuneração por duas palestras que ele comprovadamente fez, em valores que são iguais aos contratos relativos às demais palestras feitas pelo ex-presidente a 41 grupos empresariais", diz o texto.
Ver todos os comentários | 0 |