Fechar
GP1

Política

Promotor diz ter indícios para denunciar ex-presidente Lula

Conserino afirmou que as provas de que a OAS favoreceu o ex-presidente são fortes.

Cassio Conserino, promotor de Justiça de São Pulo, disse que tem indícios suficientes para denunciar o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva pelo crime de lavagem de dinheiro em uma investigação sobre um apartamento da construtora OAS que teria sido reservado para a família do petista.

Segundo a Folha de São Paulo, Lula poderá apresentar defesa no decorrer da apuração para tentar evitar o oferecimento da acusação formal. Conserino afirmou que as provas de que a construtora favoreceu o ex-presidente são fortes.

Imagem: DivulgaçãoO ex-presidente Lula é acusado de receber favores da construtora OAS(Imagem:Divulgação)O ex-presidente Lula é acusado de receber favores da construtora OAS

Um dos sócios de uma empresa que prestava serviços no tríplex pela OAS, disse em depoimento ao promotor, que estava em uma reunião no imóvel quando a mulher de Lula, Marisa Leticia, acompanhada de três homens, apareceu para fazer uma visita ao local. Dois homens que estava com Marisa foram identificados como o então presidente da OAS Léo Pinheiro, que foi preso na Operação Lava Jato, e Fábio Luiz, o "Lulinha", filho do ex-presidente.

A Promotoria colheu depoimentos de engenheiros e funcionários do condômino. Eles disseram que só a família de Lula frequentava local. Outro indicio do envolvimento de Lula no esquema da construtora foi à obtenção de comprovantes de que a OAS pagou pela mobília do imóvel.

Mesmo com todos os indícios, o apartamento não chegou ser vendido formalmente para o ex-presidente. Em novembro a família de Luiz Inácio anunciou que havia desistido de ficar com o tríplex.

Investigações


A Promotoria também investiga se OAS usou o apartamento do prédio na praia de Astúrias, no Guarujá (SP) para lavar dinheiro ou para benefícios indevidos. O petista é investigado sobre legalidade de transferência de empreendimentos da cooperativa habitacional Bancoop, para a construtora em 2009.

Outro Lado

O advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins disse estar perplexo com um promotor, por cogitar denunciar alguém sem ter dado a oportunidade de prévia manifestação. Já a defesa da OAS disse que a construtora nunca favoreceu o petista. E que o imóvel chegou a ser reservado para a mulher de Lula, mas ela não comprou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.