Dois dos três deputados estaduais de Picos eleitos no dia 5 de outubro do ano passado respondem a representações movidas pelo Ministério Público Eleitoral. Trata-se de Severo Maria Eulálio Neto e Pablo Dantas de Moura Santos, ambos do PMDB.
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Imagem: José Maria Barros/GP1Pablo Santos responde a ação por arrecadação e gastos ilícitos de recursos em campanha
Imagem: José Maria Barros/GP1Severo Eulálio responde a representação por captação ilícita de sufrágio
Os dois tiveram contra si ações ajuizadas pelo Procurador Regional Eleitoral do Piauí, Kelston Pinheiro Lages. Dos três deputados estaduais com base eleitoral em Picos, apenas José Icemar Lavor Néri, o Nerinho (PTB), não enfrentará problemas com a justiça eleitoral.
O deputado eleito Severo Eulálio teve ajuizada em seu desfavor uma representação eleitoral por captação ilícita de sufrágio, a popular compra de votos.
Já contra o deputado eleito Pablo Santos (PMDB), o Ministério Público Eleitoral ajuizou uma representação por arrecadação e gastos ilícitos de recursos em campanha.
Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral, as representações por captação ilícita de sufrágio podem ensejar a cassação do diploma e aplicação de multa. Já as representações por arrecadação e gastos ilícitos de recursos em campanha, podem resultar na cassação do diploma.
Outro lado
A assessoria do deputado eleito, Pablo Santos, explicou o que teria havido. Em nota, esclarece que na verdade, houve apenas um pequeno problema na prestação de contas de campanha. A assessoria de Severo Eulálio não se manifestou publicamente.
“De acordo com o acompanhamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral TRE) à rede social do então candidato na Web, mais precisamente no Facebook, foi constatada a realização de uma viagem ao Sul do Estado, onde teria ultrapassado o limite de 60 quilômetros. Com isso, no entendimento do TRE, foi extrapolado o limite de gastos no momento da viagem. Porém, isso é uma coisa comum em período de campanha” – justifica a nota da assessoria de Pablo Santos.
Desempenho
Candidato pela coligação “Piauí no coração III” (PMDB, PSDB, PCdoB, PSD, PRB, PDT e PSB), Severo Eulálio foi eleito deputado estadual com 48.374 votos, equivalente a 2,73% dos votos válidos. Desse total, 8.351 (21,71%) foram conquistados em Picos.
Concorrendo pela mesma coligação, Pablo Santos foi eleito deputado estadual com 33.665 votos, o que representa 1,90% dos votos válidos. Em Picos, ele obteve 2.800 votos, ou seja, 7,28% dos votos válidos.
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |