Imagem: Manuela Coelho/GP1Elmano Férrer
O portal GP1 realizou uma entrevista exclusiva com o prefeito e candidato a reeleição Elmano Férrer (PTB). O prefeito visitou a redação do portal e falou sobre diversos assuntos. O portal GP1 irá divulgar durante a semana os assuntos abordados na entrevista.
Sobre a área da saúde, o prefeito falou sobre os projetos em que pretende dar continuidade se for eleito.
Unidades de Saúde
“Na questão primária, relacionada à saúde da família, atualmente tem 230 equipes. Já foram feitas 8 unidades Básicas de Saúde e estão sendo construídas mais 13 e queremos fazer mais 20 novas na nossa próxima administração, pois as Unidades de Saúde tiram equipes que estavam dentro de hospitais e que agora ficam em uma sede própria. Além disso, Teresina não tinha um Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Já foram montadas quatro, a ideia é aumentar mais. Pois esse núcleo são equipes que tem pediatras, ginecologista, o nutricionista, o fisioterapeuta, o educador físico, porque antes só tinha o básico. Elas vão ficar situadas principais Zonas de Teresina. Para a próxima gestão queremos pelo mais 20 novos núcleos”.
Pólos de Academia
“Queremos fazer pólos de academias, que são voltados principalmente às pessoas da terceira idade. Esses pólos nós ainda não temos e terão uma super estrutura, com educador físico, fisioterapeuta, toda uma equipe para dar suporte a 60 novas academias, que é a nossa meta. Tudo isso com parceria com o governo federal, através do Ministério da Saúde. Também queremos intensificar o PSE, que é o Programa Saúde na Escola, que vai juntar a educação e a saúde, voltado para a prevenção de drogas, a questão da sexualidade, entre outros assuntos”.
Imagem: Manuela Coelho/GP1Elmano Férrer
Tratamento de dependentes químicos e com transtornos mentais
“Também queremos cuidar da parte psicossocial, com ações voltadas para aquelas pessoas que tem transtornos mentais. Já foram aumentados os CAPs para internar essas pessoas que tem a dependência e já foi instalada a primeira residência terapêutica no bairro Ilhotas, que é para pessoas regressas de hospitais psiquiátricos, nós queremos dar continuidade para essas residências e esse CAPs, de acordo com a demanda é claro”.
“Queremos implantar Centros de Acolhimento Transitório Infanto-Juvenil, que é para pessoas que não tem condições, voltada para a faixa etária de 10 a 18 anos, onde fazem desintoxicação e encaminham os jovens para um tratamento em casa ou em um hospital”.
Ambulatórios
“Nas ações na área ambulatorial, uma das coisas que tenho orgulho é o ambulatório do Trabalhador. Já foram feitas dois, a ideia é aumentar e levar para outras Zonas. O ambulatório do trabalhador funciona de 18h às 22hs e faz atendimento em 18 especialidades. Para atender os que trabalham de manhã e de tarde e não tem tempo de ir a um médico. A primeira começou a funcionar em junho, no Hospital Lineu Araújo e foram feitos só no primeiro mês mais de 5 mil atendimentos. O ambulatório do Dirceu no primeiro mês atendeu mais de 3 mil pacientes, isso mostra o quanto este tipo de ambulatório é necessário e queremos poder levar isso para outras regiões”.
Hospitais
“Para a parte Hospitalar, já está sendo feito um novo hospital do Monte Castelo e queremos reestruturar ele e aparelhar todo o hospital, assim como está sendo feito no Hospital Ozeia Sampaio, que fica no bairro Matadouro. Queremos reequipar e modernizar todos os demais hospitais da prefeitura, que são 10, pois queremos aumentar a resolutividade deles e a regulação dos leitos”.
Imagem: Manuela Coelho/GP1Elmano Férrer
HUT
“Na área de Urgência e Emergência, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) queremos dar continuidade a ampliação do hospital, os engenheiros já fizeram o projeto e devem ser abertos mais 80 leitos, além de mais 10 novos leitos na UTI e de mais 3 novos leitos cirúrgicos. Isso já com recursos aprovados e se eleito, quero dar continuidade a esse processo”.
UPA
“Já existe uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Renascença 2, localizada na Avenida Noé Mendes, que é para aquelas casos que não é nenhum trauma, porque hoje a pessoa sente uma dorzinha e vai direto para o HUT e o que nós queremos é desafogar lá. A ideia é levar ainda mais UPA para outras regiões, pois lá faz a triagem e encaminha os pacientes para o local certo”.
Concurso Público
"Também queremos fazer mais concurso públcio, pois o último já foram chamados 2.277 mil servidores, dentre eles, 527 eram médicos. Então, deve acontecer um outro concurso", finalizou o candidato Elmano Férrer em entrevista ao portal GP1.
Imagem: Manuela Coelho/GP1Elmano Férrer
Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |