O Aeroporto de São Raimundo Nonato já consumiu 25 milhões de Reais, ainda não tem data para ser inaugurado, mais já apresenta um custo elevado com a administração aeroportuária. A Secretaria de Transportes, comandada pelo secretário Avelino Neiva, vem pagando a Safety & Aviation Training - Consultoria Aeronáutica ME (Esaero – Soluções Aeronáuticas), para administrar o que ainda não funciona.
Em 01 de setembro a Secretaria dos Transportes do Estado do Piauí e a empresa Safety & Aviation Training - Consultoria Aeronáutica ME (Esaero – Soluções Aeronáuticas) assinaram contrato no valor de R$ 1.182.081, 48, por 12 meses.
A Secretaria de Transportes já havia contratado a mesma empresa, em 25 de novembro de 2010, por R$ 98.506,70 mensais. Este ano, segundo o Portal da Transparência do Governo do Estado, já foram feitos quatro pagamentos a empresa no valor total de R$ 189.592,35.
De acordo com matéria do Jornalista André Pessoa, publicada, em 25 de julho de 2011, mesmo com parte do pátio de manobras e da pista de pouso e decolagem terem sido concluídos e inaugurados em meados de 2009 durante o Global Rock Art, um congresso internacional de arte rupestre, nem a cerca instalada no local vem sofrendo manutenção e parece ter sido danificada, pois constantemente animais como vacas e jumentos são vistos “pastando” no local, representando um risco eminente de acidentes.
Ainda segundo a matéria, a Safety & Aviation Training terceirizada pelo governo e que fazia a manutenção, controlando a entrada e saída de visitantes e passageiros, não se encontra mais no local. “Sem vigilância, com as obras praticamente paralisadas, com parte da sinalização noturna instalada no local já danificada e sem o menor controle das pessoas e bichos que entram no canteiro de obras, a situação do Aeroporto Internacional Serra da Capivara não é das melhores, levando grande parte da população a acreditar que ainda serão necessários vários anos e campanhas eleitorais até que as obras estejam efetivamente concluídas e o aeroporto funcionando adequadamente” finaliza a matéria.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com Antônio de Sousa Mesquita, da Safety & Aviation Training que afirmou: a) a empresa cuida de todo o processo de homologação e certificação do aeródromo de São Raimundo Nonato e cuidará, também, do processo de internacionalização. b) a Safety & Aviation Training registra todo o movimento de aeronaves no aeródromo c) cuida da estrutura de proteção da pista, no caso as cercas, para evitar a entrada de animais d) o contrato celebrado em 25 de novembro de 2010 não foi executado e nenhum pagamento foi efetuado.e) os valores recebidos este ano são decorrentes da administração do aeroporto de Floriano.f) A empresa não abandonou o aeródromo pois tinha o compromisso de prestar serviço apenas no período do Global Rock Art.
Em 01 de setembro a Secretaria dos Transportes do Estado do Piauí e a empresa Safety & Aviation Training - Consultoria Aeronáutica ME (Esaero – Soluções Aeronáuticas) assinaram contrato no valor de R$ 1.182.081, 48, por 12 meses.
A Secretaria de Transportes já havia contratado a mesma empresa, em 25 de novembro de 2010, por R$ 98.506,70 mensais. Este ano, segundo o Portal da Transparência do Governo do Estado, já foram feitos quatro pagamentos a empresa no valor total de R$ 189.592,35.
Imagem: José Bonifácio/GP1Avelino Neiva,
De acordo com matéria do Jornalista André Pessoa, publicada, em 25 de julho de 2011, mesmo com parte do pátio de manobras e da pista de pouso e decolagem terem sido concluídos e inaugurados em meados de 2009 durante o Global Rock Art, um congresso internacional de arte rupestre, nem a cerca instalada no local vem sofrendo manutenção e parece ter sido danificada, pois constantemente animais como vacas e jumentos são vistos “pastando” no local, representando um risco eminente de acidentes.
Ainda segundo a matéria, a Safety & Aviation Training terceirizada pelo governo e que fazia a manutenção, controlando a entrada e saída de visitantes e passageiros, não se encontra mais no local. “Sem vigilância, com as obras praticamente paralisadas, com parte da sinalização noturna instalada no local já danificada e sem o menor controle das pessoas e bichos que entram no canteiro de obras, a situação do Aeroporto Internacional Serra da Capivara não é das melhores, levando grande parte da população a acreditar que ainda serão necessários vários anos e campanhas eleitorais até que as obras estejam efetivamente concluídas e o aeroporto funcionando adequadamente” finaliza a matéria.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com Antônio de Sousa Mesquita, da Safety & Aviation Training que afirmou: a) a empresa cuida de todo o processo de homologação e certificação do aeródromo de São Raimundo Nonato e cuidará, também, do processo de internacionalização. b) a Safety & Aviation Training registra todo o movimento de aeronaves no aeródromo c) cuida da estrutura de proteção da pista, no caso as cercas, para evitar a entrada de animais d) o contrato celebrado em 25 de novembro de 2010 não foi executado e nenhum pagamento foi efetuado.e) os valores recebidos este ano são decorrentes da administração do aeroporto de Floriano.f) A empresa não abandonou o aeródromo pois tinha o compromisso de prestar serviço apenas no período do Global Rock Art.
Ver todos os comentários | 0 |