Fechar
GP1

Política

Prefeito de Picos baixa decreto proibindo som automotivo em praça do bairro Junco

Prefeito alegou que a população estava incomodada com tanto barulho, principalmente nos finais de semana.

Depois de receber dezenas de reclamações dos moradores que alegavam não suportar mais tanto barulho, o prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), baixou decreto proibindo a utilização de som automotivo na praça Walquíria Neiva, situada ao lado do mercado público do bairro Junco, Zona Leste da cidade.

O decreto nº 070/11 foi assinado pelo prefeito Gil Paraibano no último dia 12 de julho e enviado uma cópia aos proprietários de trailers e bares instalados ao redor da praça do bairro Junco. O local estava sendo utilizado para encontro de jovens da classe mais abastada, que se deslocavam até lá para uma espécie de “disputa de paredões”, ou seja, quem tinha o som mais potente.
Imagem: José Maria Barros / GP1Decreto de Gil Paraibano proibe som em praça pública(Imagem:José Maria Barros / GP1)Decreto de Gil Paraibano proibe som em praça pública
Enquanto diversos proprietários de paredões travavam a disputa para ver quem tinha mais potência, os moradores das redondezas perdiam o sossego. Não conseguiam assistir televisão ou até mesmo conversar tamanho era o barulho. E o pior, passavam as noites sem dormir.

Antes de tomar a decisão e solicitar ao prefeito a assinatura do decreto, o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Evêncio Sobrinho, disse que recebeu inúmeras reclamações dos moradores que cobravam providência, pois não agüentavam mais tanto barulho e desassosego
Imagem: José Maria Barros / GP1Local estava sendo utilizado para disputa de paredões(Imagem:José Maria Barros / GP1)Local estava sendo utilizado para disputa de paredões
“Por várias vezes nós mandamos comunicados e notificações aos proprietários dos trailers e dos bares situados na praça do bairro Junco, alertando para que eles cumprissem com a lei do silêncio, que foi aprovada pela Câmara Municipal de Picos. Como não fomos atendidos, resolvemos pedir ao prefeito que proibisse de uma vez a utilização de qualquer som automotivo naquele trecho e fomos prontamente atendidos”, lembrou Antonio Evêncio.

Segundo o secretário do Meio Ambiente todos os proprietários de trailers e de bares já foram comunicados oficialmente da decisão e que, a partir de agora, quem desobedecer à lei terá que arcar com as conseqüências. “O paredão ou carro com som automotivo que for flagrado ligado naquele trecho incomodando a população será apreendido imediatamente”, alertou.
Imagem: José Maria Barros / GP1Proibido som automotivo na praça do bairro Junco(Imagem:José Maria Barros / GP1)Proibido som automotivo na praça do bairro Junco
O decreto assinado pelo prefeito Gil Paraibano proibiu a utilização de som automotivo, mas os proprietários dos trailers e bares poderão instalar som dentro do estabelecimento. Para tanto, deverão procurar a secretaria municipal do Meio Ambiente para saberem como devem proceder e a quantidade de decibéis que podem utilizar para não incomodarem a vizinhança.

A decisão do prefeito foi comemorada pelos moradores do bairro Junco. Eles reclamavam que a vida no local estava insuportável, pois devido ao excesso do barulho não conseguiam atender ao telefone, conversar com familiares, amigos ou vizinhos e muito menos assistir televisão.

A medida poderá atingir outros locais da cidade aonde a utilização de som automotivo, principalmente paredões, vem causando transtorno aos moradores, dentre os quais os bairros Canto da Várzea e Aerolândia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.