O gerenciamento do Programa Bolsa Família em Teresina foi considerado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) como exemplo por aumentar o índice de gestão de 0,77 para 0,81, cerca de 4%. Este índice mede a qualidade do programa em nível nacional e Teresina ficou entre as primeiras de todas as capitais do Brasil. Além desse destaque, o programa em Teresina conseguiu ampliar o número de beneficiários de 58.758 para 66.737 beneficiários.
A capital piauiense ocupa também posição de destaque no país na evolução de cobertura do Programa Bolsa Família Saúde. Dados revelados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) apontam que o número de famílias acompanhadas totalmente nesta área, em Teresina, subiu de 696, no primeiro semestre de 2005, para 42.061, no segundo semestre de 2008, evoluindo de 2,54% de cobertura para 81,27% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde no mesmo período.
“O compromisso do Sistema Único de Saúde - SUS com as famílias do Programa Bolsa Família é prestar serviços de atenção básica e garantir o cumprimento do calendário de vacinação, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, de consultas de pré-natal da gestante, da assistência pós-parto e a realização da vigilância nutricional”, explica Graça Amorim, Secretária Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social.
RECADASTRAMENTO
Atualmente a Semtcas está trabalhando no recadastramento dos beneficiários. A ação será realizada até o dia 30 de julho com atendimento aos beneficiários nos sete Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes em Teresina. A ação visa exclusivamente atualizar dados cadastrais do Programa.
“Os beneficiários que constam na lista devem atualizar os dados com o programa. Serão observados vários quesitos. Se os beneficiíarios moram no mesmo endereço, se as crianças estudam na mesma escola, se houve nascimentos ou óbitos na família. É um amplo questionário”, pontua graça.
Outra ação exitosa coordenada pela Prefeitura de Teresina, por meio da SEMTCAS, foi a pesagem e medição das crianças de 0 a 6 anos, beneficiárias do Programa. A atividade, realizada em todas as escolas municipais, terminou em abril e alcançou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde no que diz respeito ao número de atendimento e ao prazo de conclusão da atividade.
Ver todos os comentários | 0 |