O deputado estadual Flávio Júnior (PT) fez projeções para as próximas eleições de 2026 e destacou que a base aliada do governador Rafael Fonteles deve se fortalecer conseguindo aumentar as bancadas na Assembleia Legislativa do Piauí e na Câmara Federal . Além disso, o parlamentar pontuou que o PT visa ter 20 cadeiras em ambas as Casas.
O petista estima que a bancada governista na Alepi pode aumentar para até 26 deputados estaduais, além de elevar o número de representantes na Câmara, que deve manter os 8 deputados federais ou conseguir nove parlamentares no próximo pleito de 2026.
“Nós ainda estamos no ano de 2025, o início. A bancada da base governista na eleição anterior estadual elegeu 24 deputados estaduais e em torno de 7 federais. Eu acredito que permaneça esse número, podendo aumentar de 25 a 26 aqui na casa e chegando a 8 ou 9 lá na bancada federal”, declarou o deputado Flávio Júnior.
O parlamentar ainda comentou as expectativas para seu próprio partido, o Partido dos Trabalhadores, que almeja crescimento tanto no âmbito estadual quanto federal. “Nós, do Partido dos Trabalhadores, almejamos sair de 12 deputados estaduais para 15, e de 4 deputados federais para 5”, pontuou.