O deputado estadual Fábio Novo , na contramão da maioria dos colegas petistas, defende que o partido pense primeiramente nas chapas proporcionais e não na majoritária, no que diz respeito às eleições gerais de 2026. Em entrevista à imprensa, nessa terça-feira (11), o parlamentar relembrou que a sigla tem a maior bancada na Alepi e precisa se fortalecer para assim se manter.
“No momento certo, faremos essa discussão. O momento agora é de fortalecer as nossas chapas proporcionais de deputados estaduais e de deputados federais. Todo esse trabalho que foi feito na eleição passada permitiu que essa articulação fizesse do PT o partido que, aqui na Assembleia, por exemplo, fez o maior número de cadeiras [12 deputados estaduais]. O PT também fez a maior bancada federal, pois, dos 10 deputados federais, temos quatro”, avaliou Fábio Novo.
Fábio Novo é hoje o principal cotado para assumir a presidência do PT no Piauí, um pleito que acontecerá em julho de 2025.
Caso seja eleito presidente da sigla, o parlamentar ficará encarregado de montar as chapas proporcionais, uma das principais funções de dirigentes partidários.