A deputada estadual Gracinha Mão Santa é, atualmente, a principal aposta do Progressistas para disputar o Governo do Piauí nas eleições gerais de 2026. Em entrevista à imprensa nessa quarta-feira (1º), a parlamentar disse que o pleito está distante, mas, ao mesmo tempo, revelou-se satisfeita com as sondagens de popularidade que o partido realizou com seu nome.
Segundo a própria parlamentar, as pesquisas mostram que seu nome é bem aceito até em municípios que ela "ainda nem visitou" no Piauí. "Daqui até 2026 tem muito caminho pela frente. Essas antecipações eu entendo, porque os próprios políticos estão começando muito cedo; saem de uma eleição e já começam outra. Então, a gente tem que ter cautela e temos que tornar 2025 mais fácil e trabalhar pelo povo, até porque o que for dito em 2025 não será dito pelo povo [referindo-se ao voto nas urnas]. O povo não está preocupado com 2026, mas as pesquisas estão muito boas, estão muito otimistas, porque, com toda humildade, fui uma candidata eleita contra tudo e contra todos, e isso tudo tem que ser pontuado. Mas é uma surpresa que a gente esteja muito bem em cidades que a gente ainda nem visitou, pelo nosso perfil. A gente tem que sentir o que o povo quer, o que ele precisa", afirmou Gracinha.
Bênção de Ciro
Mais cedo, na mesma manhã desta quarta-feira (1º), o senador Ciro Nogueira , presidente nacional do PP, deu sua bênção às eventuais candidaturas de Gracinha Mão Santa ou de Joel Rodrigues para o Governo do Estado.
"Se depender de mim, vai ser a Gracinha ou o Joel. Precisamos dar aos eleitores o direito de escolha, e a oposição seguirá firme nessa missão", afirmou Ciro.