O deputado estadual Franzé Silva (PT) afirmou, nessa segunda-feira (20), que parte dos atrasos na reforma da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) se deve ao baixo orçamento da Casa Legislativa. Ele ainda culpou a imprensa pelas críticas que vem recebendo por conta da demora nas obras.
“Veremos o que estava previsto em cronograma e o que tem a finalizar. É um atraso conjuntural. A construtora também tem atrasos com o Governo do Estado e houve atrasos no pagamento do Governo do Estado e ela [a construtora] passou por dificuldades financeiras. Nós estamos reorganizando o cronograma para a casa poder voltar à realidade a partir de março. Temos um orçamento que hoje não cobre a necessidade da Casa. A Assembleia Legilativa, infelizmente, ainda tem um orçamento menor do que a sua realidade. Então, quando você coloca todo o orçamento necessário para cobrir as despesas da Assembleia, inclusive de investimento, nós não temos esse orçamento por completo. É uma briga que n[os estamos tendo com o Executivo, com a SEPLAN [por mais orçamento]. Acredito que avançamos graças a uma articulação aqui dos deputados”, afirmou Franzé.
Mais do que isso, o ainda presidente da Casa, culpou parte da imprensa pelas críticas que recebe pelo fato da reforma da Alepi não ter sido concluída dentro do prazo. Declarou ainda, que há uma parte da mídia que divulga “estórias” sobre a inacabada obra, atrasada desde 2024.
“Tem muita gente que não é da imprensa, mas se faz da imprensa está colocando estórias, fatos, narrativas que a gente precisa desconstruir, verificando contrato, verificando o que está acontecendo, para que as coisas possam ficar bem claras para a sociedade piauiense”, declarou Franzé Silva.
Transição
Na ocasião, Franzé estava acompanhado do deputado estadual Severo Eulálio (MDB), que herdará uma gestão marcada por atrasos. Ambos apareceram lado a lado reafirmando uma transição harmoniosa.
Nos bastidores, corre a notícia de que a maioria dos parlamentares não vê a hora de chegar o dia 03 de fevereiro, data em que Franzé transmitirá o cargo de presidente da Alepi para Severo Eulálio.