O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí , deputado estadual Franzé Silva (PT), se reuniu nesta segunda-feira (20) com o deputado Severo Eulálio (MDB), próximo presidente da Casa, para tratar do processo de transição de comando do órgão. A partir de fevereiro, o biênio 2025-2026 será sob nova presidência.

Conforme Franzé Silva, as primeiras tratativas para a mudança de gestão já ocorrem desde a semana passada, quando Severo Eulálio e sua equipe trataram da situação da Alepi e verificaram pontos que precisam ser acelerados. Além disso, o atual presidente adiantou que serão averiguados os processos de investimentos que são executados na Casa.

“Na realidade, a reunião de hoje é uma avaliação. A transição começou na segunda-feira passada, quando o presidente Severo trouxe os membros de sua equipe, e nós passamos a semana inteira trabalhando. Minha equipe, com as pessoas que me apresentaram, e o objetivo hoje é, primeiro, fazer uma avaliação dessa semana de transição, verificar os pontos que precisam ser acelerados, já que temos até o dia 31 para concluir esse processo. Também será feita uma vistoria em todos os processos de investimento que estão acontecendo na casa, para que ele possa ter uma ideia da dimensão do cronograma, do que estava previsto e do que já foi realizado”, declarou Franzé.

Obras inacabadas

Ainda segundo Franzé Silva, também será feita uma reunião para tratar com a construtora responsável pelas obras na Alepi e, que ainda não foram encerradas. Essas obras devem ser continuadas e entregues na gestão de Severo Eulálio. A justificativa do atual presidente foi de que a empresa possui um volume grande de contratos e por isso teve atrasos.

“Essa reunião também será realizada hoje com a construtora, tanto a que está fazendo o investimento da fotovoltaica quanto a que está realizando a reforma. Infelizmente, aqui as construtoras estão muito interligadas. A empresa também tinha um volume de contratos muito grande com o Estado e acabou tendo problemas relacionados ao Estado. Então, vamos sentar hoje com a construtora, verificar o percentual de avanço e vocês também serão convidados a acompanhar essa vistoria, para desmistificar muita coisa que está sendo dita. Muitas pessoas que não são da imprensa, mas se fazem passar por imprensa, estão colocando histórias, fatos e narrativas que precisamos desconstruir, verificando o contrato e o que realmente está acontecendo, para que as coisas fiquem bem claras para a sociedade piauiense”, finalizou.

O deputado Severo Eulálio destacou que o processo de transição já teve início com as equipes envolvidas realizando o diálogo necessário. Ele mencionou que, nos próximos dias, a intensificação e aceleração desse processo serão fundamentais para garantir a continuidade normal da casa. Severo ressaltou que, embora a gestão tenha diferentes estilos, o objetivo comum é fortalecer a Assembleia e garantir seu bom funcionamento, com foco especial no processo do efetivo, que precisa ser concluído ainda em 2024.

“O processo já começou na semana passada. As equipes já estão fazendo esse diálogo. Hoje, aqui, temos uma interação ainda maior e, como o presidente falou, vamos intensificar e acelerar esse processo de transição, para que a casa possa ter sua continuidade normalmente. Como sempre falei, gestão é algo pessoal. Cada um tem seu estilo, cada um tem a sua forma. Aqui, na Assembleia, não há questão de oposição a outra. Somos todos parlamentares, todos preocupados com o funcionamento da casa, e é isso que queremos fazer aqui, fazer com que a Casa continue podendo estar cada vez mais fortalecida, em especial no processo do efetivo, que é o que temos ainda para este ano de 2024”, disse Severo.

Além disso, o deputado afirmou que será realizada uma visita às obras em andamento para acompanhar o andamento dos projetos, cobrar a entrega das obras e, assim, permitir o retorno dos deputados e da população à casa. Ele também reconheceu os desafios que ainda precisam ser enfrentados, mas afirmou que todos os parlamentares trabalharão juntos para buscar soluções para esses problemas.

“Agora, vamos inclusive fazer uma visita às obras que estão em andamento, para que possamos cobrar, entregar a obra e, consequentemente, trazer os deputados de volta, e, assim, a população também retorne à casa. Temos os desafios a serem enfrentados, como acabaram de ser mencionados, mas vamos todos juntos, com os parlamentares, buscar soluções”, pontuou o emedebista.