O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) informou que continuará usando o X, após a suspensão da rede social no Brasil por ordem do ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal ( STF ). Moro explicou que as postagens serão feitas por um amigo que reside nos Estados Unidos, onde a rede social pode ser acessada.
No Instagram, o ex-juiz federal repostou uma publicação feita no X onde afirma que, enquanto senador, possui imunidade, e que por isso seguirá emitindo suas opiniões na rede suspensa no Brasil.
Sergio Moro também chamou de ilegal e desproporcional a medida de Alexandre de Moraes, referendada pela Primeira Turma do STF.
“Até que a decisão judicial seja revista por sua ilegalidade e desproporcionalidade, pedi a um amigo nos US [EUA] para postar a parte de lá na minha rede. Se a imprensa pode usar correspondentes, eu posso usar meus amigos no exterior”, declarou o senador.
Suspensão do X
A rede social de Elon Musk foi suspensa por determinação do ministro Alexandre de Moraes, expedida na última sexta-feira (30), após a empresa não responder a uma intimação e se recusar a indicar um representante legal no Brasil.
A decisão monocrática foi referendada, por unanimidade, pela Primeira Turma do STF, em julgamento realizado nesta segunda-feira (2). O colegiado é comporto pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux.