O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), um dos vice-líderes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Senado, declarou apoio ao pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Kajuru é um dos 36 senadores que publicamente apoiam o processo, conforme levantamento realizado pela oposição.

Em entrevista ao portal Metrópoles , Kajuru afirmou que foi o primeiro a pedir o impeachment de Moraes, ainda em 2021. “Agora é que os demais senadores decidiram copiar minha decisão”, disse o senador.

O pedido de impeachment foi apresentado pela oposição nesta semana e ainda não foi deliberado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Além de Kajuru, senadores de outros partidos que possuem ministérios no governo Lula, como União Brasil, Partido Progressistas (PP), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Social Democrático (PSD) e Republicanos, também manifestaram apoio ao pedido.

Considerado pela oposição como “o maior pedido de impeachment da história”, a ação contra Moraes foi protocolada na segunda-feira (9) e entregue ao presidente do Senado. O documento conta com a assinatura de mais de 140 deputados e apoio eletrônico de mais de 1 milhão de pessoas. A decisão de abrir ou não o processo está agora nas mãos de Rodrigo Pacheco.

O Senado tem a prerrogativa de analisar e deliberar sobre processos de impeachment de ministros do STF.

Com colaboração da repórter Izabella Furtado