O PT raiz não pretende facilitar a chegada de um secretário do governador Rafael Fonteles a presidência do Diretório Regional do PT no Piauí, atualmente gerido pelo ex-deputado João de Deus . Como antecipado pelo GP1 na semana passada, hoje, a ideia do núcleo mais ligado a Fonteles é que o cargo seja assumido por um dos auxiliares diretos do chefe do Palácio de Karnak.

No entanto, um grupo de líderes mais antigos já esboçou o interesse de assumir o comando da agremiação no Estado e nossa reportagem fez um levantamento dos nomes que podem entrar na briga pelo cargo. A relação conta com o deputado federal Florentino Neto , o deputado estadual Francisco Limma – que já administrou a sigla -, a vereadora Elzuila Calisto e o próprio João de Deus, que ensaiou ser candidato a prefeito em José de Freitas, mas recuou para cuidar do PT nestas eleições.

Foto: Lucas Dias/GP1
Diretório do PT

Um interlocutor petista, que pediu reserva do nome, contou ao GP1 que não existe predileção por secretário, sobretudo, considerando fato de que a escolha do presidente do partido se dá por meio de votação interna. “No PT é no voto. Quem tiver mais voto dentro do PT é que leva. Não tem definida e preferência por ninguém”, cravou o petista que integra a ala raiz.

Cotados do Governo

Do lado do Governo do Estado, como trazido pelo GP1 na semana passada, dois nomes do clã de Rafael Fonteles são cotados para presidência petista: Chico Lucas (secretário de Segurança) e Marcelo Nolleto (secretário de Governo). No entanto, a orientação neste momento é focar nas eleições deste ano para que o debate sobre a presidência do PT não seja colocado em pauta neste momento. A escolha do novo comandante do PT piauiense deve ocorrer apenas em outubro do próximo ano.