O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou mais uma viagem internacional. Neste domingo (04), o chefe do Executivo embarca para o Chile para discutir, entre outros temas, a conclusão do Corredor Bioceânico.
Essa rota rodoviária vai ligar o Centro-Oeste do Brasil aos portos do Norte do País, o que vai facilitar as exportações para a China. Lula também se encontrará com o presidente chileno, Gabriel Boric , para tratar de assuntos regionais, como a crise na Venezuela, e internacionais.
Conforme o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Corredor Bioceânico será finalizado “em pouco tempo”. O foco é dar celeridade aos serviços fronteiriços e logísticos, além do desenvolvimento da infraestrutura.
O presidente Lula e Boric, ambos de esquerda, vão se reunir nesta segunda-feira (05) para abordar temas da agenda regional e internacional. O Itamaraty não divulgou detalhes específicos, mas a crise na Venezuela pode ser um dos tópicos. Os países têm divergências sobre a suposta reeleição de Nicolás Maduro.
Lula também se reunirá com os presidentes do Legislativo chileno e lideranças empresariais. O objetivo dos encontros é “expandir a agenda bilateral para trabalhar no sentido de uma amizade sem limites”, segundo a chancelaria brasileira.