O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (30), que o bilionário Elon Musk , dono do X, deve “cumprir” a ordem judicial expedida pelo ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF), e quiser que a rede social continue operando no Brasil.
“Temos de ter o olhar de que todo e qualquer cidadão em qualquer parte do mundo que tem investimento no Brasil está subordinado à Constituição brasileira e às leis brasileiras. Portanto, a Suprema Corte tomou uma decisão, ou ele cumpre, ou vai ter de ser tomada outra atitude”, declarou o presidente da República em entrevista à rádio MaisPB .
Lula disse ainda que “não é porque o cara tem muito dinheiro que ele pode desrespeitar” as leis brasileiras. “Ele pensa que é o quê? Então, é o seguinte, ele precisa respeitar a decisão da Suprema Corte brasileira. Se quiser, bem, se não quiser, paciência. Se não for assim, esse país nunca vai ser soberano”, completou o petista.
Na última quarta-feira (28) o ministro Alexandre de Moraes intimou Elon Musk para que indicasse, em um prazo de 24 horas, um representante legal do X no Brasil, sob pena de suspensão da operação da rede social no país. O prazo encerrou na noite dessa quinta (29) e, até o momento, a rede social plataforma funcionando.