O perito computacional Eduardo Tagliaferro, que atuava no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a mando do ministro Alexandre de Moraes, foi citado em reportagem produzida pela Folha de S. Paulo. A matéria denuncia como o atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), usava ilegalmente a Corte Eleitoral para produzir documentos contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Tagliaferro era a figura central na produção de relatórios em ações contra aliados de Jair Bolsonaro no Inquérito das Fake News. O perito computacional foi nomeado pelo atual ministro do STF em 2022, e atualmente se encontra na liderança da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE.

Foto: Reprodução/Instagram
Eduardo Tagliaferro e Alexandre de Moraes

Além disso, Eduardo Tagliaferro atuou na área tecnológica de diversas cortes judiciais, como o TRF-3 e tribunais de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Tagliaferro foi designado para o núcleo de inteligência do TSE em 2022, onde trabalhou em colaboração com o juiz instrutor Airton Vieira.

O departamento especializado foi criado por Alexandre de Moraes, com o objetivo de reunir procedimentos com as Polícias Militares dos Estados para discutir segurança preventiva nas eleições. Além de Tagliaferro, o juiz Marco Antonio Martin Vargas também integra o grupo, braço direito do ministro na tomada de decisões eleitorais.