O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), aceitou pedido de impeachment do governador Antônio Denarium e deu início a tramitação do processo nessa terça-feira (2).

O pedido de impeachment por crime de responsabilidade foi protocolado no dia 19 de junho por Rusdon Leite (PV), Fábio Almeida (ex-filiado ao Psol) e Juraci Escurinho (PDT), todos candidatos derrotados por Denarium nas eleições de 2022.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Governador de Roraima, Antônio Denarium

Entre as acusações apresentadas estão irregularidades na administração pública, desvios de recursos, nepotismo, uso de programas sociais para fins eleitorais e abuso de poder econômico.

Uma comissão especial para deliberar sobre a matéria será montada em até 72 horas. O governador terá direito a ampla defesa e contraditório no prazo de 10 sessões.

“Neste sentido, o ato do presidente da Assembleia no recebimento, é exclusivamente verificar a aptidão e procedibilidade da denúncia, cabendo a Comissão Especial proferir o juízo por meio de parecer”, ressaltou o presidente da ALE-RR.