O presidente do Chile, Gabriel Boric , se pronunciou nesta segunda-feira (29) sobre as eleições presidenciais na Venezuela. Em publicação nas redes sociais, ele afirmou que não reconhece a vitória de Nicolás Maduro sobre Edmundo González .

Boric disse que o resultado divulgado pelo regime de Maduro é difícil de acreditar e ressaltou a importância da transparência em um processo eleitoral, sobretudo em um contexto de tensão política, como no país venezuelano.

El régimen de Maduro debe entender que los resultados que publica son difíciles de creer. La comunidad internacional y sobre todo el pueblo venezolano, incluyendo a los millones de venezolanos en el exilio, exigimos total transparencia de las actas y el proceso, y que veedores… — Gabriel Boric Font (@GabrielBoric) July 29, 2024

“O regime de Maduro deve compreender que os resultados que publica são difíceis de acreditar. A comunidade internacional e especialmente o povo venezuelano, incluindo os milhões de venezuelanos no exílio, exigem total transparência das atas e do processo, e que observadores internacionais não comprometidos com o governo prestem contas pela veracidade dos resultados”.

O presidente chileno enfatizou que nenhum resultado que não seja auditável será reconhecido pelo seu país. “Do Chile, não reconheceremos nenhum resultado que não seja verificável”, arrematou.

Resultado

Segundo o conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, com 80% dos votos apurados foi constatada a vitória de Nicolás Maduro, com 51,2%, ante 44% do candidato da oposição Edmundo González.