A deputada estadual Ana Paula (MDB) vai se licenciar da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) por 120 dias. Com isso, o terceiro suplente, Tiago Vasconcelos, será empossado nesta quarta-feira (24) e amanhã, dia 25, ele também se licenciará para retornar à Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL).

Desse modo, a suplente da vez é Vanessa Tapety, que vai assumir o mandato na Alepi nesta semana. Tiago conversou com o GP1 e esclareceu que decidiu seguir na Coordenadoria para dar continuidade aos trabalhos no órgão, em entendimento com o governador Rafael Fonteles (PT). Ele ainda revelou que deverá assumir uma cadeira na Assembleia depois das eleições, visto que existe a expectativa da eleição de deputados do MDB que concorrem a prefeituras, como é o caso de Pablo Santos, em Picos e Dr. Hélio em Parnaíba.

Foto: Alef Leão/GP1
Secretário Tiago Vasconcelos

“Estou na coordenadoria e depois de dez anos que tentei ser deputado, estou assumindo na Alepi aos 40 anos. Trabalhar na coordenadoria tem me fortalecido a nível de Estado e esse momento vai nos fortalecer ainda mais para 2026, que vou trabalhar para vencer a eleição e ser efetivo. Nesse ínterim, tem o ano que vem com a possibilidade da eleição de alguns deputados estaduais que estão candidatos pelo MDB, o Pablo e o Dr. Hélio. [Eleitos], devo ficar como deputado a partir de janeiro do ano que vem até abril do ano da eleição. Tem esse diálogo com o próprio governador, da possiblidade que tem interesse que eu vá para a Assembleia na eleição a partir de janeiro. Por isso também escolhi não ir agora e concluir meu trabalho para a Cendfol, já que tem essa expectativa para o ano que vem”, detalhou Vasconcelos.

Parlamentares licenciados

Com os ajustes que estão sendo feitos, o MDB assegura vagas no parlamento estadual para quatro suplentes da eleição de 2022: Simone Pereira, Ziza Carvalho, Tiago Vasconcelos, vai se licenciar e Vanessa Tapety. Três deputados do MDB estão licenciados: Carlos Augusto, que está como secretário de Justiça do Piauí (SEJUS), Dr. Hélio, que se licenciou para concorrer as eleições deste ano e Ana Paula, também licenciada para tratar de questões pessoais.