A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) entregou, na manhã desta segunda-feira (06), o novo Plenário da Casa, onde os parlamentares deliberam, entre outros, as matérias que podem virar leis no Estado. De acordo com o presidente da Casa, deputado estadual Franzé Silva (PT), as mudanças poderão dar mais celeridade na tramitação de projeto, consequentemente na aprovação de leis.

“Estamos entregando um Plenário moderno, com um novo painel que tem placar eletrônico. O deputado vai poder votar a partir da sua digital e estamos evoluindo para a votação remota, a exemplo do que é feito no Congresso Nacional. Isso pode dar mais celeridade na tramitação de matérias. A partir de agora, os deputados têm a tramitação das matérias no seu celular, na palma da mão e isso ajuda na leitura das matérias, para que a gente tenha cada vez mais celeridade e aprovação mais rápidas”, ressaltou o presidente da Alepi.

Foto: Lucas Dias/GP1
Franzé Silva, Rafael Fonteles, Isabel Fonteles, Carla Yáscar e Fábio Novo no novo Plenário da Alepi

Reforma do plenário

A reforma do plenário Waldemar Macedo teve início no começo de fevereiro e, em pouco menos de três meses, a obra foi concluída. Inicialmente, passou pela etapa de desmobilizações, retiradas e demolições, seguida pelas adaptações para acessibilidade e substituição de todas as instalações elétricas, de dados e de som, que anteriormente apresentavam algumas limitações.

Foto: Lucas Dias/GP1
Novo Plenário da Alepi

Posteriormente, foram realizadas as modificações no modelo arquitetônico, incluindo a instalação de forro acústico e decorativo, além da atualização dos revestimentos para atender a padrões arquitetônicos modernos e funcionais, com efeitos sonoros, térmicos e visuais mais adequados às necessidades do plenário.

O piso também foi alterado visando proporcionar maior conforto visual, térmico e sonoro, reduzindo a reverberação do som, seguindo práticas comuns em cinemas e teatros.