O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (28), para debater a proposta que põe fim a isenção de impostos em compras internacionais de até 50 dólares. Após o encontro, o deputado afirmou que é possível chegar a um “meio-termo” em relação ao tema.
O dispositivo que acaba com a isenção foi incluído na medida provisória que dispõe sobre o programa Mover, que prevê benefícios fiscais às montadoras que investem em tecnologias de baixa emissão de carbono.
Lira afirmou que a proposta deve ser votada ainda nesta terça, uma vez que o prazo para a medida provisória não perder a validade encerra na próxima sexta-feira. A proposta deve ser apreciada pelos deputados logo após a sessão do Congresso Nacional. O texto ainda precisa ser discutido pelos senadores.
“Estive com Lula tratando desse assunto hoje e ele está conversando com seus ministros para ter um posicionamento, para ter um meio-termo de gradação tanto de alíquota quanto de prazo, para que esse setor da indústria e do comércio possam ter um mínimo de condições de competir e manter os empregos. Fazer uma narrativa menor não ajuda”, declarou Arthur Lira.
O presidente da Câmara disse ainda que tem percebido uma boa vontade em todas as bancadas, o que sinaliza a possibilidade de um entendimento. “Se isso for encarado com tranquilidade pelas bancadas, poderemos fazer uma sessão serena”, concluiu.