Apesar de ainda não terem chegado às eleições de outubro deste ano, já é comum, nos bastidores políticos, flagrar políticos fazendo projeções para o pleito de 2026, sobretudo, em relação a composição da chapa majoritária que será liderada pelo governador Rafael Fonteles (PT-PI).

Em conversa com o GP1 neste domingo (26), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Franzé Silva (PT), comentou sobre o assunto e afirmou que, para ele, os resultados que serão alcançados nestas eleições serão extremamente importantes para nortear as composições futuras.

Foto: Alef Leão/GP1
Presidente da ALEPI, Franzé Silva

"O desempenho dos partidos nestas eleições será fator importante para a formação da chapa majoritária do Governo Rafael Fonteles em 2026", afirmou o presidente da Assembleia Legislativa.

Estão no páreo

O PT e o MDB ocupam os principais espaços da chapa majoritária e o PSD, conseguiu apenas a primeira suplência de senador, vaga atualmente preenchida pela senadora Jussara Lima. Porém, o deputado federal Júlio César Lima, dirigente estadual do PSD, tem reiterado que o objetivo agora é ocupar uma das vagas de Senado no grupo.