Está sendo discutida no âmbito nacional a possiblidade de o Solidariedade vir a formar federação com o PSDB e o Cidadania, que já são federados. O tema está em debate em Brasília e se houver o entendimento, o alinhamento só deverá ser efetivado nas eleições gerais de 2026.
Em conversa com o GP1 nesta quinta-feira (09), o presidente do Diretório do Solidariedade no Piauí, deputado estadual Evaldo Gomes , confirmou o andamento dos diálogos. “[A federação] está em processo de discussão. Essa é a tendência, de firmar a federação somente no pleito de 2026”, declarou Evaldo à nossa reportagem.
Insatisfação
Dirigentes de PSDB e Solidariedade estiveram reunidos na semana passada em Brasília. Entre outros, compareceram Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e o deputado Paulinho da Força (SP), representante do Solidariedade.
A tentativa de aliança é uma sinalização clara do Solidariedade de insatisfação com o presidente Lula. Embora tenha integrado a chapa do petista em 2022, o partido não está na lista de prioridades do Governo Federal na relação com aliados.