O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) retoma, nesta quarta-feira (3), o julgamento das ações que podem levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). A sessão está prevista para iniciar às 14h.
Moro, que ficou conhecido nacionalmente como juiz da Operação Lava Jato, responde a duas ações ajuizadas pelo Partido Liberal e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), sob acusação de abuso de poder econômico e caixa dois na pré-campanha eleitoral de 2022. Os dois processos questionam gastos no período em que o ex-ministro da Justiça desistiu de disputar a presidência da República, optando por concorrer ao Senado.
O julgamento iniciou na segunda-feira, 1º de abril, mas foi suspenso após pedido de vista do desembargador José Rodrigo Sade. Até agora há somente o voto do relator, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, que foi contra a cassação do ex-juiz federal.
Na sessão desta quarta, a votação será retomada com os votos dos desembargadores José Rodrigo Sade, Claudia Cristina Cristofani, Julio Jacob Junior, Anderson Ricardo Fogaça, Guilherme Frederico Hernandes Denz e Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do tribunal.
Caso seja condenado, Sergio Moro, além de perder o mandato no Senado, poderá ficar inelegível por oito anos.