O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está articulando para que o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente Nacional do PP, assuma a Secretaria da Casa Civil do Governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). A articulação visa restringir a influência do secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD), na administração estadual de SP.
Ciro Nogueira já ocupou a chefia da Casa Civil durante o mandato de Bolsonaro, é visto como uma figura capaz de contrabalancear o poder de Kassab. Atualmente, a Secretaria da Casa Civil paulista é liderada por Arthur Lima (PP-SP), considerado o braço direito de Tarcísio e com pouca afinidade com Bolsonaro.
A insatisfação com o desempenho de Lima e a busca por um perfil mais experiente para o cargo são os principais motivos para essa possível substituição, que tem origem nas fileiras do próprio PP, partido de Nogueira.
Embora o convite ainda não tenha sido formalizado pelo governador de São Paulo, há expectativas de um encontro entre Tarcísio e Nogueira para discutir a proposta. A mudança, no entanto, exigiria que Nogueira deixasse sua base política no Nordeste, um fator que ele pondera cuidadosamente.