Com a fusão cruzada do PSD e o MDB visando já as eleições de 2026, nomes que saíram da oposição liderada pelo senador Ciro Nogueira (PP), como Bárbara do Firmino , Marden Menezes e Dr. Thales Coelho , devem migrar para o núcleo emedebista fortalecendo a chapa da sigla na disputa pelas cadeiras, com objetivo de ser a maior bancada da Assembleia Legislativa do Piauí .
A discussão entre os aliados foi retomada após já ser definida a chapa majoritária do governador Rafael Fonteles para 2026, que contará com Marcelo Castro (MDB), buscando a reeleição, e Júlio César (PSD), visando disputar o Senado. Os partidos que sustentam o chefe do Palácio de Karnak se movimentaram para manter a força de suas bancadas e, também, buscam tirar força do PT na Alepi, que conta com a maior bancada.
Tendo fechado entendimento para as chapas proporcionais, o MDB receberá nomes que vão disputar vagas na Alepi, contando com deputados que buscam reeleição e ainda ex-prefeitos oriundos do PSD. Além disso, a sigla pessedista vai receber nomes para a disputa pela Câmara Federal que, em 2026, contará com o deputado Georgiano Neto, o mais votado no último pleito no Piauí.
Com a participação de Georgiano, o MDB também pode ceder algum nome com votação expressiva, como por o exemplo o deputado Severo Eulálio, o segundo mais votado no Piauí em 2022 e, assim, ambos serem puxadores de votos, com o propósito de reeleição dos deputados federais Marcos Aurélio Sampaio e Castro Neto. Além deles, também existem articulações para manter o ex-deputado Fábio Abreu no PSD.
Aliados avaliam que a fusão beneficia a reeleição de Rafael Fonteles
O deputado estadual João Mádison, um dos nomes do núcleo emedebista, afirmou que o acordo de manter a fusão cruzada entre o PSD e o MDB deve fortalecer a possibilidade de reeleição do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). Na avaliação do parlamentar, articular uma fusão cruzada entre os aliados também propícia a candidatura à reeleição do senador Marcelo Castro e a futura candidatura do deputado federal Júlio César, que pleiteia concorrer ao Senado em 2026.