O governador Rafael Fonteles assinou a exoneração do deputado estadual Fábio Xavier (PT) do cargo na Secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo Rural, para que o parlamentar retome seu assento na Assembleia Legislativa do Piauí e destine emendas parlamentares durante a votação do orçamento. O decreto de exoneração consta na edição do Diário do Estado desta quarta-feira (04).

A expectativa é de que outros cinco deputados retornem à Assembleia para a destinação de emendas: Aldo Gil (PP), Coronel Carlos Augusto (MDB), Firmino Paulo (PT), Janainna Marques (PT) e Nerinho (PT).

Foto: Lucas Dias/GP1
O deputado estadual Fábio Xavier retomará assento na Alepi para participar da votação do orçamento

Conforme cronograma adiantado pelo parlamentar Felipe Sampaio (MDB), presidente da Comissão de Finanças, os deputados estaduais têm até o dia 09 de dezembro para apresentar as emendas parlamentares.

O orçamento

No texto da proposta orçamentária para 2025, a projeção é de que o estado piauiense arrecade mais de R$ 28 bilhões no próximo ano, dos quais sobrarão R$ 23.408.989.348,00 (vinte e três bilhões, quatrocentos e oito milhões, novecentos e oitenta e nove mil, trezentos e quarenta e oito reais), após deduções do FUNDEB e das transferências aos municípios e à União.