O governador Rafael Fonteles assinou a exoneração do deputado estadual Fábio Xavier (PT) do cargo na Secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo Rural, para que o parlamentar retome seu assento na Assembleia Legislativa do Piauí e destine emendas parlamentares durante a votação do orçamento. O decreto de exoneração consta na edição do Diário do Estado desta quarta-feira (04).
A expectativa é de que outros cinco deputados retornem à Assembleia para a destinação de emendas: Aldo Gil (PP), Coronel Carlos Augusto (MDB), Firmino Paulo (PT), Janainna Marques (PT) e Nerinho (PT).
Conforme cronograma adiantado pelo parlamentar Felipe Sampaio (MDB), presidente da Comissão de Finanças, os deputados estaduais têm até o dia 09 de dezembro para apresentar as emendas parlamentares.
O orçamento
No texto da proposta orçamentária para 2025, a projeção é de que o estado piauiense arrecade mais de R$ 28 bilhões no próximo ano, dos quais sobrarão R$ 23.408.989.348,00 (vinte e três bilhões, quatrocentos e oito milhões, novecentos e oitenta e nove mil, trezentos e quarenta e oito reais), após deduções do FUNDEB e das transferências aos municípios e à União.