O deputado federal Júlio César Lima (PSD) afirmou que não tem observado resistência ao seu nome para o Senado Federal em 2026, na chapa do governador Rafael Fonteles (PT-PI). Ele prometeu se posicionar de maneira mais firme caso perceba algum tipo de movimentação que possa 'atropelar' seu projeto majoritário.
Júlio César voltou a destacar o desempenho do PSD nas eleições de 2024, quando o partido foi o que mais elegeu e reelegeu prefeitos. Ele argumenta que esse desempenho deve ser levado em conta frente às estratégias defendidas por seu grupo político.
“Bem, como sou do PSD, que é um dos três maiores no estado e que não participa da atual chapa majoritária do governador Rafael Fonteles, eu pleiteio isso. E já há um certo entendimento com o governador. Evidentemente que nisso também participarão todos os integrantes do nosso grupo político. Então, estamos nessa sintonia, não há resistência, mas se for necessário, faremos [resistência]”, afirmou o deputado à nossa reportagem.
Quem mais disputa a vaga?
Na chapa majoritária do grupo do governador Rafael Fonteles (PT), há duas vagas para o Senado Federal. Uma delas, é dada como certa para o senador Marcelo Castro tentar a reeleição. Os três principais partidos da base de Rafael (PT, PSD e MDB) disputam para indicar nome para a outra vaga.